Clube Formador

No dia 23/09/2020 o Guarani conquistou o certificado de clube formador.

 

Atualmente, conforme o site da CBF em Fevereiro de 2021, apenas 21 clubes possuíam este certificado, sendo em Junho de 2022, um total de apenas 30 clubes no país.

https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/registro-transferencia/certificado-de-clube-formador

 

No site da FPF em Fevereiro de 2021, apenas 4 clubes possuíam o certificado, sendo em Junho de 2022, um total de apenas 8 clubes no estado.

https://futebolpaulista.com.br/Clubes/

 

http://www.guaranifc.com.br/site/destaque/guarani-conquista-o-certificado-de-clube-formador/

Os benefícios de ser clube formador são vários e podemos especificar alguns, tais como:

a) Ter o direito de assinar o primeiro contrato profissional com o atleta e o direito de preferência na renovação;
b) Garantia legal para elidir o aliciamento de terceiros e abandono “intencional” do atleta;
c) Participar do Campeonato Brasileiro da Série “A” de futebol, como exigência feita no licenciamento de clubes;
d) Recebimento de todos os investimentos na formação se o clube formador ficar impossibilitado de assinar o primeiro contrato especial de trabalho desportivo por oposição do atleta, ou quando ele se vincular, sob qualquer forma, a outro clube, sem autorização expressa do clube formador.

No caso da última hipótese, o clube formador deve atender outras obrigações, como do atleta estar regularmente registrado e não poder ter sido desligado do seu clube. A indenização, neste caso, será limitada ao montante correspondente a 200 (duzentas) vezes os gastos comprovadamente efetuados com a formação do atleta, especificados no contrato de formação esportiva, que deverá conter os itens de gastos para fins de cálculo da indenização com a formação desportiva (ex.: alimentação, médico, moradia, bolsa, preparação física, seguro etc).

O pagamento do valor indenizatório somente poderá ser efetuado por outra agremiação e deverá ser efetivado diretamente ao clube formador no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados da data da vinculação do atleta ao novo clube, para efeito de permitir novo registro na federação respectiva.